quarta-feira, 31 de março de 2010


Sessão de cinema
Terça-feira 6 de abril. 18:30
Auditório da escola

The Corporation (2003)
Direção: Mark Achbar, Jennifer Abbott e Joel Bakan
http://www.thecorporation.com/

sexta-feira, 26 de março de 2010

Sessão de cinema
Terça-feira 30 de março. 18:30
Auditório da escola

Conterrâneos velhos de guerra (1990)
Direção: Vladimir Carvalho

quinta-feira, 25 de março de 2010

Visita à Pampulha

Nos encontraremos nos jardins da frente do Museu de Arte da Pampulha (antigo Cassino), na sexta-feira 26/3 às 8h30.

Eventos interessantes no fim de semana

O Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG (Horto) convida para o evento Museu de Outono no dia 28 (exposição, oficinas e apresentação do Grupo Galpão)
http://www.mhnjb.ufmg.br/evento_outono2010.html

O Grupo de Teatro Oficcina Multimedia apresenta o espetáculo "As últimas flores do jardim de cerejeiras", inspirado na obra "O jardim de cerejeiras" de Anton Tchekhov (1860-1904), cujo tema gira em torno dos conflitos sociais que marcaram a Rússia do final do século XIX.
26 a 28 de março e 01 a 04 de abril
quinta e sexta às 21h / sábado às 19h e 21h / domingo às 19h
Galpão Cine Horto - Rua Pitangui 3613 - Horto
http://www.oficcinamultimedia.com.br/paginainicial.htm

Prova dia 7 de abril (Plástica)

Caros alunos,

Atendendo a solicitações, a prova sobre o livro Lições de arquitetura de Herman Hertzberger será no dia 7 de abril (terça feira). Contudo, esperamos que todos tenham lido pelo menos a primeira parte do livro para a visita à Pampulha na sexta feira dia 26/3.

domingo, 21 de março de 2010

Links de performances para inspiração

Caros alunos,

Abaixo alguns links selecionados para inspirar o trabalho prático da performance. Lembramos que a performance proposta por cada grupo não deve "copiar" nenhuma das estratégias ou resultados obtidos pelos artistas indicados. A ideia é que vocês conheçam uma gama de possibilidades (passadas e atuais) e sejam capazes de avaliá-las criticamente, para então construir uma estratégia própria, adequada para o espaço escolhido.

Recomendamos que tenham cuidado principalmente com a leitura dos dois primeiros (Alex Villar e Marina Abramovic), pois se aproximam da apropriação do espaço, como solicitamos.

Uma série de trabalhos de Alex Villar registrados num único video
http://vimeo.com/1062093

Performance de Marina Abramovic - Expansion in space
http://www.youtube.com/watch?v=PD41IRukna8

Yves Klein, artista plástico francês da linha conceitual (performance de Klein na década de 60)
http://www.youtube.com/watch?v=x0mYZbYdIpU

Pequeno filme (que é um clássico do surrealismo), intitulado Entr'acte, exibido durante o intervalo da peça surrealista Rêlache.
http://www.youtube.com/watch?v=6x7MXbeE8Nc
http://www.youtube.com/watch?v=u696YoHd4ew

Performances do grupo de teatro da Bauhaus
http://www.youtube.com/watch?v=xMDtwC76HjA
http://www.youtube.com/watch?v=axce0bSufMc

Dellani Lima, artista contemporâneo que utiliza o vídeo como suporte para sua arte.

Referências de alguns trabalhos dos professores de AIA
Abertura do FIT 1997, IBPA (Instituto Brasileiro de PerformanceArquitetura, EA-UFMG)

Grupo Contato/Improvisação no evento Lote de Ideias em 2005 (ocupação pública de um lote privado)

Performance da "No Ar cia de dança" no evento Lote de Ideias em 2005 (ocupação pública de um lote privado)

Performance-aula-interativa "Musica eletrônica", 2006 (EA-UFMG)

Projeto "Ocupar espaços", conectando o Aglomerado da Serra e a Barragem Santa Lúcia, 2006 (Oficina de Imagens e Lagear UFMG)
http://vimeo.com/4752579

Além destes links, vocês devem procurar outras referências para enriquecer o conhecimento de vocês e inspirar a proposta da performance.

sexta-feira, 19 de março de 2010


Sessão de cinema
Terça-feira 23 de março. 18:30
Auditório da escola
The Edukators (2004)
Director: Hans Weingartner

Devem ser postados nos Blogs até sexta 19/03

Caros alunos,

Os retratos dos colegas, reformulados, devem ser postados nos blogs até sexta 19/03. As propostas iniciais devem permanecer (quem não postou ainda, postar até sexta também), seguidas de um breve texto informando quem é o colega e a interpretação proposta no retrato.

Os panoramas iniciais devem ser postados também na sexta 19/03, acompanhados do texto da narrativa que deu origem à montagem. Como o QTVR não está carregando nos blogs, sugerimos que renderizem a imagem panorâmica como "cylindrical image", tratem no Photoshop e postem sem renderizar o QTVR.

Circuito Cultural Praça da Liberdade - 21/03/2010

segunda-feira, 15 de março de 2010


Sessão de cinema
Terça-feira 16 de março. 18:30
Auditório da escola
La La La Human Steps: Amelia (2002)
Director: Édouard Lock
http://www.lalalahumansteps.com/

quarta-feira, 3 de março de 2010

Programa do curso

:: AIA – ATELIER INTEGRADO DE ARQUITETURA ::
Escola de Arquitetura da UFMG - 1º semestre de 2010


Plástica e Expressão Gráfica
Informática Aplicada à Arquitetura

Prof. José dos Santos Cabral Filho
Prof. Ana Paula Baltazar dos Santos
Prof. Carmen Aroztegui


O objetivo geral do Atelier Integrado é permitir aos alunos recém ingressos no Curso de Arquitetura uma abordagem inicial e panorâmica das questões fundamentais inerentes à prática da arquitetura. Juntamente a uma instrumentação básica nas áreas de representação gráfica, serão enfatizados também os processos criativos no uso destes instrumentos. Da mesma forma, os alunos serão solicitados a abordar criticamente os elementos estruturantes do espaço arquitetônico em seus aspectos simbólicos, corporais, formais e técnicos.


01 :: Percepção ::

Objetivo [o estranhamento - mudar o olhar sobre a arquitetura]
Nesta etapa os alunos serão solicitados a trabalhar a percepção do meio ambiente construído, ou seja, o espaço arquitetônico e urbano. O objetivo é duplo, no sentido de instrumentalizar e através da aquisição de habilidades instrumentais específicas, adquirir também uma capacitação perceptiva. Esta compreensão crítica dos espaços visa capacitar os alunos a propor novos espaços e a intervir em espaços existentes.

Workshops/atividades
• Percepção visual – desenho de observação, croquis, imagem digital
• Percepção sensorial - corpo, arquitetura e cidade/ construção do sentido
• Percepção vivencial do outro - construção do sentido a partir do outro
• Informática – o uso criativo dos softwares para expressão da percepção

Livro Texto
“Lições de Arquitetura” – Herman Hertzberger


02 :: Proposição ::

Objetivo [criatividade - aguçar a imaginação]
Nesta etapa o aluno é solicitado a fazer uma proposição de dois objetos físicos explorando a ideia de interatividade (um de base analógica e um de base digital). Ao final da etapa deverá ser elaborada uma proposta de intervenção no espaço físico da escola. Este trabalho deverá ser desenvolvido em grupo. A intervenção proposta deverá potencializar os espaços a partir da significação, uso, qualidades formais e aspectos técnicos. Ênfase especial deverá ser dada à questão da interatividade no espaço arquitetônico, buscando alterar, requalificando ou enfatizando qualidades já existentes.

Workshops/atividades
• Workshop de softwares SketchUp / SketchUp criativo (apresentar o conceito e a idéia, modelamento da informação)
• Workshop de mecanismos e eletrônica.
• Elaboração do objeto interativo individual – proposição e execução.
• Proposição da intervenção espacial em grupo

Textos
Por uma arquitetura virtual – Ana Paula Baltazar
Arquitetura como instrumento ético frente as tecnologias de disjunção espaço-tempo - José Cabral Filho
Animação Cultural – Vilém Flusser
Design: obstáculo para a remoção de obstáculo? – Vilém Flusser


03 :: Produção ::

Objetivo [construção - exercitar a habilidade de experimentação]
Nesta etapa os alunos serão solicitados a executar a intervenção proposta na etapa anterior. Ênfase especial será dada à re-elaboração da proposta em decorrência de fatores provenientes do próprio processo de produção, dos problemas encontrados e não previstos, das potencialidades descobertas no manuseio direto dos materiais e da montagem da intervenção.

Workshops/atividades
• Teste de materiais – criação de protótipos
• Sensores, circuitos, mecanismos atuadores, microcontroladores e softwares associados
• Execução da instalação
• Montagem final da instalação

Texto
Apostila do LAGEAR de Physical Computing


04 :: Representação ::

Objetivo [escrever – registrar o objeto arquitetônico]
Nesta etapa os alunos serão solicitados a representar a intervenção após a sua montagem final, de forma a viabilizar uma possível re-montagem da mesma em um futuro não determinado. Deverá ser dada ênfase à legibilidade da informação, e sua autonomia (no sentido da mesma prescindir da presença dos proponentes para ser inteligível).

Workshops/atividades
SketchUp técnico
Vídeo editores e Vídeo interação
InDesign

Texto
Computação arquitetural Pós-CAD - José Cabral Filho e Ana Paula Baltazar

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Visitas programadas
Museu de Arte da Pampulha
Inhotim – Museu de Arte Contemporânea
Museu Oi Futuro
Aglomerado da Serra

Aulas bônus nas terças-feiras às 19:00 – palestras, filmes, debate.